Levante a mão se a pimenta caiena fizer você pensar naquelas bebidas detox ou que as influencers fitness tomam diariamente para dar um up no treino. Essas bebidas podem ter tornado essa pimenta famosa, mas ela é considerada um ingrediente ótimo para o bem-estar e traz muitos benefícios para a saúde.
+ 21 alternativas naturais e deliciosas para substituir o sal
+ Cúrcuma é uma poderosa aliada à recuperação pós-treino; conheça seus benefícios
Embora você possa pensar nela somente como uma maneira de adicionar mais sabor à sua comida, o tempero também merece algum crédito no que diz respeito a saúde. O que a torna tão especial é uma substância chamada capsaicina, um composto que levou a pimenta a ser usada na medicina tradicional.
A capsaicina é o ingrediente ativo em muitas pimentas, incluindo a caiena. “É o que torna a pimenta caiena, e outras pimentas, apimentadas”, explica Jamie Alan, professor assistente de farmacologia e toxicologia na Michigan State University, nos Estados Unidos, à “Women’s Health”, de onde são as informações.
“Esse tempero é medido pelas unidades de calor de Scoville, e a capsaicina pura é o limite superior da balança”, diz Alan. A caiena contém mais capsaicina até do que os famosos jalapeños, aquela pimenta verdinha e muito picante. Acredita-se que a substância esteja por trás de muitos dos benefícios à saúde, de acordo com a nutricionista Alissa Rumsey. A ciência realmente sugere que ela pode beneficiar sua saúde de várias maneiras!
Quais são os benefícios da pimenta caiena para a saúde?
Acelera o seu metabolismo
Como a capsaicina pode aumentar levemente a temperatura do corpo (o que significa que você queima mais calorias), a pimenta caiena pode oferecer um aumento no metabolismo, sugere a nutricionista Keri Gans.
O que não fica claro é o quanto a pimenta pode aumentar seu metabolismo — e a quantidade necessária para que isso aconteça. Além disso, não é exatamente uma pílula mágica do metabolismo: “Uma pitada de pimenta caiena em uma refeição enorme, que consiste em muita gordura e açúcares, não vai reduzir todo o excesso de calorias daquela refeição”, diz Gans.
Pode ajudar com a dor
Pesquisas também sugerem que a substância pode ajudar com a dor. “Cremes tópicos feitos à base dessa pimenta estão disponíveis há anos”, diz Alan. “Sabemos que a capsaicina funciona reduzindo a quantidade de ‘substância P disponível’, um produto químico importante para a transmissão da dor”.
Quando você usa um creme de capsaicina, “haverá uma queimadura inicial, pois a substância P é esgotada, seguida pelo alívio da dor”, explica ele. Embora algumas pessoas não estejam super confortáveis com essa queima inicial, a abordagem geralmente funciona bem.
Contém antioxidantes
Você conhece os antioxidantes? Eles são aquelas substâncias que podem impedir ou retardar os danos às células causados por compostos nocivos chamados radicais livres. “Você encontrará muitos [antioxidantes], incluindo vitamina C e carotenóides, na pimenta caiena”, afirma a nutricionista Sonya Angelone.
Pode ajudar com o congestionamento
Embora ainda não haja muitas pesquisas para comprovar isso, o calor de pimenta caiena pode ajudar com o famoso nariz entupido. “A ideia é que a capsaicina possa encolher os vasos sanguíneos no nariz, aliviando temporariamente o congestionamento”, diz Alan.
Pode melhorar a circulação
“Foi demonstrado que pimentas com capsaicina reduzem o colesterol e os triglicerídeos e ajudam a impedir que as células se colem e formem coágulos sanguíneos”, diz Angelone. Todos esses fatores são boas notícias para a circulação sanguínea saudável.
A pimenta caiena tem efeitos negativos?
Coisas picantes, incluindo pimenta caiena, não são para todos. “Embora a comida apimentada não cause azia, ela pode piorar”, pontua Rumsey. Se você sofre de azia e ela fica pior depois de comer pimenta, você pode precisar reduzir um pouco. “Frequentemente, refeições menores e quantidades menores de especiarias podem ajudar a controlar isso”, explica a nutricionista, que completa: “Alimentos picantes também podem irritar o intestino, o que pode fazer com que você faça mais cocô“.
E, enquanto a pimenta caiena pode adicionar sabor aos pratos, comê-la (e outras coisas super picantes) pode tornar seu paladar menos sensível ao longo do tempo.
Por fim, lembre-se de que os cremes para a pele com capsaicina podem irritar a pele se não forem usados com cuidado. “Se você planeja experimentar um creme de pimenta caiena, siga as instruções da embalagem com cuidado e lave bem quando terminar de usá-lo para evitar irritações por exposição prolongada”, alerta Alan.
Como devo usar pimenta caiena?
Embora não esteja claro exatamente quanta pimenta caiena você precisa consumir ou usar para obter seus benefícios, você pode incorporá-la à sua dieta picando algumas pimentas frescas ou comprando-a pronta para ser usada como tempero (atenção para as especiarias secas de pimenta caienas: elas são mais concentradas, então são mais picantes e têm mais capsaicina).
A partir daí, as possibilidades são praticamente infinitas — embora os nutricionistas tenham algumas recomendações.
Adicione-a aos molhos
À procura de um snack apimentado? Gans recomenda adicionar pimenta caiena fresca a aperitivos para deixar tudo mais temperado.
Polvilhe no frango
Se você já se cansou dos seus pratos de frango de sempre, pique um pouco de pimenta caiena e polvilhe-a sobre a proteína.
Coloque em sopas
Deixe suas receitas favoritas de sopa ainda mais picantes adicionando um pouco de pimenta caiena à mistura. “Apenas mexa aos poucos, para não exagerar”, recomenda Angelone.
Jogue-a sobre legumes salteados
Se você quer inovar no preparo dos seus vegetais preferidos, essa pimenta vai definitivamente dar uma balançada em tudo. Polvilhe um pouco da pimenta seca em sua mistura de tempero habitual para ele ficar ainda mais potente.
Faça um óleo de pimenta
A maneira favorita de Rumsey de usar pimenta caiena: adicione algumas pitadas ao azeite antes de temperar a comida (ela adora para dar um gostinho a mais na pipoca).
Para finalizar: a pimenta caiena pode auxiliar a sua saúde de muitas formas diferentes, mas ela não faz mágica. Use o suficiente para ajudar seu corpo (e para deixar sua comida mais gostosa).